Batik!!!

Logo quando cheguei na NZ, a exatamente um ano e meio atrás, eu fiz um curso de inglês e depois encontrei duas pessoas que se interessavam em fazer uma troca: aprender português e ensinar inglês. Casamento perfeito para continuar praticando sem gastar! Logo ficamos amigas, uma é kiwi (neozelandeza) e a outra é da Malásia, só que como ela está aqui há anos, considera-se uma kiwi disfarçada hehe. Pois bem, numa de nossas aulas de conversação, eu quis saber mais sobre a cultura da Malásia, sobre a moda, os costumes etc.. Essa aula foi muito produtiva e o que eu achei mais interessante vou contar a você: sobre o batik.

Para quem não sabe, o batik é uma técnica de tingimento em tecido de algodão ou seda. É uma “expressão artística” antiga e há duas maneiras de se fazer, segundo a minha amiga. O metodo mais tradicional é feito com cera. O desenho é preparado com a cera quente e depois o tecido é colorido com tinta somente nas partes em que não foram cobertas pelo produto. A outra opção é com um pedaço  de madeira,  que tem como função estampar a imagem no tecido. Ambas as técnicas tornam o batik único e original, uma arte.  As malasianas usam muito esse tecido em roupas e lenços.  

Como minha querida amiga estava de viagem marcada para a Malásia, na “caruda” eu pedi para ela me comprar o famoso batik para eu presentear minha sister e mamis. Ela também me enviou esta foto que ela tirou no ateliê de um artesão. É possível ver o forno que aquece a cera e a mantém sempre líquida, um batik secando do lado esquerdo, o artesão pintando outro batik, e um turista aprovando tudo! hehe Esses batiks são feitos para decorar as paredes.  

artesao preparando um batik

Artesão preparando um batik/ foto by Shih Yen

Esse da foto abaixo ela me deu de presente antes, olha que lindo! Só não mostro os outros que ela me trouxe para não acabar de vez com a surpresa pras minhas queridas rs!

 Terima Kasin (que significa obrigado na Malásia) Shih Yen!

o verdadeiro batik

O verdadeiro batik

Agora vou exercitar as “mil maneiras” de usar o lenço que a Dê do Diário de Acessórios ensinou, clica lá e confira a matéria ótima que ela fez!

(posted by mafuzaro)

One thought on “Batik!!!

  1. Sister, que post ótimooooo!!! Super cultural e educativo!Adorei!
    E ebaaaaaaa, vou ganhar um batik??? Mal posso esperar! rs
    Beijos xuxu
    Amo você!

Leave a comment