Tendências na Tecnogold!

Semana passada estive na Tecnogold (Feira de Tecnologia, Gemas e Design para o Setor Joalheiro) e assisti as palestras oferecidas pelo evento. Todas foram muito boas, mas a que eu vou comentar aqui é a palestra da Patrícia Sant’Anna, cujo tema decorreu sobre “Análise e uso de Tendências – Como aplicar as tendências no segmento da joalheria, folheados e bijuterias”. Então vamos a parte que nos interessa, tendências de inverno para 2012, segundo a diretora de pesquisas da Tendere

Lúdico Retrô: é uma moda bem colorida, com cores saturadas e intensas, mas não é o flúor. Vale combinar e usar as cores fortes em uma joia, como citrino e a cor amestista, e abusar de gemas coloridas com lapidações disformes. 

Escapismo: é uma mistura sem pudor, com influência nos anos 60. É um consumidor clássico, que inova com a mistura de características masculinas e femininas, por exemplo, a alfaiataria. A cintura é bem marcada. É pensando numa mulher poderosa, que usa cabelos curtos ou presos, o que demonstra o uso de brincos delicados e nos punhos acessórios masculinizados como relógios grandes e pulseiras mais pesadas. 

Explorador: une todo o tipo étnico possível, por exemplo, fundindo o estilo cigano com o indiano. É um visual mais carregado e com muita referência. O uso de esmalte queimado nas joias e bijuterias é bastante promissor, assim como a madeira e o capim dourado, medalhões e colares inspirados em crenças populares (patuás, pingentes de santos etc.).


Puro Brilho: Glam & Gliter (rock)! Como é um estilo brilhante, pede-se o uso de somente uma joia, só que ela tem que ser marcante, um requinte absoluto com um acabamento perfeito. Atenção também para os cordões de tecido e couro que remetem o estilo medieval. Braceletes e tornozeleiras podem ressurgir. É uma moda forte onde a mulher gosta de ousar. Destaque para joias versáteis!

O que é mais joia disso tudo? Prestar a atenção nos detalhes!

Para refletir sobre Design:

“Devemos fazer algo quando as pessoas dizem que isso é loucura. Se as pessoas dizem que é uma coisa ‘boa’, significa que alguém já a está fazendo.” Hajime Mitarai – Presidente da Canon

Fotos: Reprodução

3 thoughts on “Tendências na Tecnogold!

  1. Meninas vcs acreditam em tendência para joias??? Ah… eu participei da tecnogold de 2010!!!! Beijo!

  2. Adorei o “relatório”, sister! rs E Soiis, eu acredito em tendências pra joias sim. É mais sutil, claro, e há aquelas eternas, que prezam pelo clássico. Mas acho que as tendências são movimentos, vontades, e há isso temos em todos os âmbitos da vida, não só moda, mas cultura, comportamento, etc.. Eu por exemplo, estou mais em uma fase Escapismo! ;)
    Beijoks queris

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s