Mudança by Edson Marques!

“Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa. Mais tarde, mude de mesa. Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua. Depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente, observando com atenção os lugares por onde você passa. Tome outros ônibus. Mude por uns tempos o estilo das roupas. Dê seus sapatos velhos. Procure andar descalço alguns dias. Tire uma tarde inteira para passear livremente na praia, no parque, e ouvir o canto dos passarinhos.Veja o mundo de outras perspectivas. Abra e feche as gavetas e portas com a mão esquerda. Durma no outro lado da cama… Depois, procure dormir em outras camas. Assista a outros programas de TV, compre outros jornais… leia outros livros.Viva outros romances. Não faça do hábito um estilo de vida. Ame a novidade. Durma mais tarde. Durma mais cedo. Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua. Corrija a postura. Coma um pouco menos, escolha comidas diferentes, novos temperos, novas cores, novas delícias. Tente o novo todo dia. O novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, o novo amor. A nova vida. Tente. Busque novos amigos. Tente novos amores. Faça novas relações.”

“Almoce em outros locais, vá a outros restaurantes, tome outro tipo de bebida, compre pão em outra padaria. Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa. Escolha outro mercado… outra marca de sabonete, outro creme dental…Tome banho em novos horários. Use caneta de outras cores. Vá passear em outros lugares. Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes. Troque de bolsa, de carteira, de malas, troque de carro, compre novos óculos, escreva outras poesias. Jogue os velhos relógios, quebre delicadamente esses horrorosos despertadores. Abra conta em outro banco. Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros, outros teatros, visite novos museus. Mude.”

“Lembre-se de que a vida é uma só. E pense seriamente em arrumar um outro emprego, uma nova ocupação, um trabalho mais light, mais prazeroso, mais digno, mais humano. Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as. Seja criativo. E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa, longa, se possível sem destino. Experimente coisas novas. Troque novamente. Mude, de novo. Experimente outra vez.Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores do que as já conhecidas, mas não é só isso que importa. O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia. Só o que está morto não muda! Repito por pura alegria de viver: a salvação é pelo risco, sem o qual a vida não vale a pena!”

Edson Marques

ps: gostaria de pedir desculpas para o autor Edson Marques, o verdadeiro autor deste texto lindo! Vou tomar mais cuidado para que as minhas buscas pela internet não recaiam mais em erros novamente! Obrigada pela observação e pelo recadinho carinhoso! Beijos

8 thoughts on “Mudança by Edson Marques!

  1. Uau, adorei esse texto. Tenho um livro da Clarice Lispector na mesinha de cabeceira que vou começar já a ler. Às vezes esperamos por grandes mudanças, quando na verdade devemos fazê-lo aos poucos, com as pequenas coisas do quotidiano. Lindo!

  2. Muito pertinente este texto, né gente? Acho que nunca é tarde para mudar (para melhor, de preferência! hehe) e não devemos temer as mudanças, pois elas nos mostram que estamos VIVOS!
    Beijos mil a todos! ;)

  3. Gurias!

    Conheci o blog hoje… confesso que nem sei como vim parar aqui. E confesso também que não entendo muito de blogs & cia.
    Conheço esse texto ‘mude’ há muuuito tempo e posso afirmar que não é da Clarice. O autor do texto é o Edson Marques. Procurem no ‘gúgol’ sobre o autor. Acho que vocês vão gostar das obras e poesias dele.
    Beijos.

  4. Oie Ciça, obrigada pelo recadinho! É verdade mesmo, tb tem outro texto chamado Mude do Edson Marques! Agora fiquei confusa, achava que era da Clarice pq na net tb fala-se que é dela! Bem, por via das dúvidas, vou deixar mesmo como está pq não ligo muito para quem escreveu, o autor, e sim o texto em si! Agora fiquei encucada hehe! Muito obrigada pela observação, vou tomar mais cuidado nas buscas de informações corretas! Beijocas

  5. Mafuzaro,

    Que bom que a Ciça já falou em meu nome!

    Mas não tem “outro texto da Clarice”: você publicou apenas parte do meu poema Mude.

    Veja o original no blog Mude.

    Se puder, veja também o vídeo Mude. E o livro, publicado pela Pandabooks, com prefácio de Antonio Abujamra. E o CD Filtro Solar, faixa 4, do Pedro Bial.

    De qualquer modo, obrigado pela publicação: o que o poeta mais gosta é disso mesmo: tocar o coração do leitor!

    Abraços, flores, estrelas.

  6. Edson, fiquei com o coração partido! Mil desculpas pelo equívoco! Vou tomar mais cuidado para que esse tipo de erro não se repita novamente! Não fique triste comigo, errando é que se aprende :)! Parabéns pelo poema lindo que muito me sensibilizou! Obrigada pelo recadinho carinhoso, você realmente tocou o meu coração! Vou ler mais sobre o seu trabalho. Beijosssss millllllllllll

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s