Aprendendo sobre… esmeraldas!

Continuando com a saga dos posts sobre o que aprendi no curso Mais Varejo da IBGM (já falei sobre diamantes, rubis e safiras, lembram?), hoje vamos conhecer um pouco além do que já sabemos sobre a cor verde das esmeraldas. Rs

Angelina Jolie com brinco de esmeraldas e um tesouro ao lado kkk!

Anel de esmeralda da Angelina no mesmo evento

Também do grupo das gemas minerais, são primas dos rubis e das safiras e pertencem à família dos Berilos. A esmeralda é conhecida há mais de 5 mil anos e seu nome deriva do grego smaragdos, que significa “pedra verde” (jura? Hehe). Possui dureza 7,5 na Escala de Mohs (que mede a resistência a riscos das gemas), por isso é frágil e difícil de ser trabalhada (de 10 cravadores, 9 não cravam esmeraldas).

Gema bruta de esmeralda

O professor Cortés disse que os Berilos são frágeis porque têm muitas inclusões (aqueles “risquinhos” que vemos dentro de algumas pedras, sabem?) e que classificamos o tipos de inclusões com base no que contêm: monofásicas (há líquidos nas inclusões), bifásicas (há líquidos e gases), trifásicas (líquidos, gases e sólidos).

Blake Lively arrasando com conjunto de esmeraldas

Símbolo de gentileza, a esmeralda é encontrada com maior freqüência na Colômbia e, das melhores do mundo, 60% são de lá. No Brasil podemos encontrá-las na Bahia e nas minas de piteiras em Minas Gerais.

(posted by nfuzaro)

4 thoughts on “Aprendendo sobre… esmeraldas!

  1. adoreiiiii o jeito de vovó que vc escreveu:”Angelina Jolie com brinco de esmeraldas e um tesouro ao lado” hahahaha
    sisterrrrr eu amoooo esses posts rápidos e com informação bacana! bjos

  2. Estou morando em Bogotá e louca para adquirir um anel de esmeralda, mas oque ando vendo nas vitrines de joalherias por aqui são designs tão antiquados.
    Estou querendo fazer um curso de design em jóias por aqui, vc trabalha com isso?

    bjs

  3. Que legal Renata, aí uma boa oportunidade de encontrar uma pedra linda e desenvolver um joia com ela! Eu não fiz curso de design mas cresci no meio disso, e trabalhei por um ano nessa área…só parei porque tive que vir pra NZ! Mas acho que um curso de design em joias é tudo de bom, até eu quero me aprofundar mais nessa área! Beijos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s