SEMANA DE MODA DA ABRIL: Painel sobre Blogs!

Ok, já faz quase uma semana que o Painel sobre Blogs com Alcino Leite Neto, Ricardo Oliveros e Renata Piza aconteceu na Semana de Moda da Abril (03/06). Mas ainda li pouco a respeito (aqui no Fora de Moda e na própria cobertura da Editora) e acho interessante retratar um pouco do que foi dito na ocasião, uma vez que muitos dos nossos visitantes são blogueiros ou pessoas ligadas em novas tecnologias.

Eliana Sanches e Alcino Leite Neto no Painel de Blogs

Eliana Sanches mediou o Painel de Blogs, que contou com Alcino Leite Neto

O jornalista fez um breve histórico de sua carreira e contou como entrou para o mundo dos blogs, por meio da Folha de S. Paulo. Falou também que “faz parte o blog ter uma linguagem mais informal”, mas que deve sempre prezar por uma “boa escrita, evitando lugares-comuns, buscando transmitir as ideias com clareza e utilizando o português correto”. Alcino ainda pontuou os tipos de blog que há para ele (noticioso, prestador de serviços e reflexivo) e definiu de forma poética o que pensa a respeito: “blog é prosa, twitter é poesia”.

Renata Piza e Ricardo Oliveros na discussão

Renata Piza e Ricardo Oliveros na discussão

Ricardo Oliveros, que não é jornalista, mas que já trabalhou e ainda atua com Jornalismo de Moda (no Uol e Plabyboy, respectivamente), disse que este fato “traz uma vantagem: a de não ter os vícios de linguagem da profissão”. Superconcordo, pois esta é uma dificuldade que EU tenho que transpor ao escrever pro Porcinas, tendo em mente que o blog (para mim), apesar de ser um meio (ou uma ferramenta), possui outra proposta – lembrar também o que o Alcino mesmo disse sobre informalidade. Uma dificuldade, para Ricardo, ao manter um blog sobre moda é que “não é todo dia que tem pauta de moda”. Para alcançar o sucesso, então, deve-se aprodundar na abordagem dos temas e “opinar para sair daquilo que já foi notificado”, além de construir uma “cadeia de contatos com o Blogroll” – em off, disse ainda que “ter dois crachás” (o de imprensa por alguma redação e o seu próprio de bolgueiro) ajuda a ter acesso às notícias. Pobre de mim, reles mortal! rs Ricardo lembrou que hoje há também outros tipos de blogs além dos diários (“blogs em 1ª pessoa”): os de redações e marcas em geral, que seriam os de “3ª pessoa”.

Já Renata Piza, editora de texto da revista Elle (cujo look eu A-M-E-I, reparem no sapato meio oxford/ankle boot e na mistura de bege com cinza), disse ter “abandonado temporariamente por falta de tempo” o seu Moda sob Medida para se dedicar ao Closet de Ideias hospedado no portal da Elle. Renata contou que nunca se preocupou muito com “notícias quentes, e sim com a abordagem” mais aprofundada dos temas. Por isso, criticou a “neurose de postar qualquer coisa”, pois é preciso “ter tempo para refletir”. Dentre os cuidados fundamentais para manter um blog estão o português correto (com o uso de “aspas indicando erros propositais, uma liberdade de expressão”) e a autoria de imagens.

 

Enfim, pessoal, muito mais foi discutido (como ética, publicidade, post pago e twitter) e o evento foi muito importante. Amanhã conto sobre o último Painel que presenciei (uma aula com Alexandre, o Grande Herchcovitch! haha) e como raios consegui presenciar a Semana, já que não trabalho lá na Abril (ainda, me aguardem algum dia! rs). Garanto que vocês vão rir com a história! =)

Beijos!

Fotos: Nathália Fuzaro.

(posted by nfuzaro)

7 thoughts on “SEMANA DE MODA DA ABRIL: Painel sobre Blogs!

  1. uia sister, isso nao e um post e uma materia kkkk! Vc devia estar cansadinha pois notei uns erros bobos de portugues hehe como ena e notí0cias…que a gente nem percebe quando esta digitando! Adorei as dicas…vamos prestar mais atencao “minina” hehe…e conte sim as aventuras de Nathi aqui no blog! e o que eu faco com o meu compu hein? que nao tem acentos…:(! bjs

  2. Nathalia!

    Eu sou a carolina, nos conhecemos no Encontrinho (a japonesa… sei lá se vc vai lembrar). Não sei se vc tem twitter. Se tiver, desconsidera esse comentário. Se não tiver, corre!!! “oficinadeestilort @baiana: freela para escrever em blog de beleza, glamour e moda; posts diários e disponibilidade de tempo (giuliana@cubo.cc). quem quer? ”

    Esse aí foi o post das meninas do oficina de estilo retwittando um post da baiana. Se vc ainda estiver à procura de coisas relacionadas a moda… Boa sorte!!

    beijos

    carol

  3. Super enriquecedor esse post.
    Realmente no mundo do blog o Portugues e maltratado diariamente. Olha eu, escrevendo sem acentos!!! rsrs Comp. nao os tem. Mas, no BrUsa eu copio e colo quando necessario.
    Meninas, deixei um comment no post do Toms shoes. Nao tenho certeza se postou!:-(
    Bjkas
    Si do BrUsa Connection *!*

  4. Carol, querida!! Claro que lembro de você (e que bom que agora tenho seu e-mail pra continuarmos nos comunicando, né? rs). Meninaaa, que babado! Não tenho twitter ainda não, mas acompanho alguns. E justo hoje fiquei offline o dia todo até agora, quando você me avisou! Super obrigada pela dica (já mandei meu CV! haha).
    Agora vê se não some, hein? Adorei te conhecer!
    Beijos!

  5. Já arrumei, sister! (O que você deveria ter feito quando viu, né menina? rs).
    Obrigada pela atenção!
    Beijos, te amo!

  6. Simone, que bom que este post te agregou algo! Fico feliz!
    Quanto ao comment no Toms Shoes, só há um, é isso mesmo? Se você tentou responder aos outros comments, realmente ele não deve ter entrado. Tenta de novo (o WordPress às vezes dá uma pirada! rs) ou manda as infos pra gente que postamos, ok?
    E computador sem acentos é triste mesmo, né? Mas nós compreendemos, pois passamos pela mesma situação com os posts da sister (que eu tento acentuar antes de postar, pode?). =)
    Beijos!

Leave a Reply

