3º Post colaborativo: Panorama da evolução, por Érico Fuzaro

Continuando o segundo post colaborativo, um breve histórico da joalheria:

“Os etruscos atingiram perfeição nas técnicas de filigrana e granulação em ouro, já os gregos, durante o período Helenístico, especializaram-se na arte de modelar figuras humanas para compor brincos, colares e braceletes. Os romanos usaram luxuosos ornamentos em ouro, esmeraldas, safiras e pérolas brancas.

No Renascimento, as jóias eram confeccionadas e decoradas com esmaltes e pedras preciosas de elevado nível artístico; no período Barroco se tornaram símbolo de status social; no período Rococó eram mais assimétricas e leves; e no período Neoclássico os desenhos das peças eram inspirados nos estilos romanos e gregos.

No século XIX, as jóias que foram criadas para a corte do Imperador Napoleão I serviram de padrão para toda Europa, e paralelamente nascia o Romantismo, com a volta das jóias da Antiguidade e do período medieval.

Com a Revolução Industrial surgiram o gosto pelo luxo e inúmeras jóias feitas com diamantes, principalmente na década de 60, depois da descoberta das minas da África do Sul. Essa descoberta transformou o caráter da joalheria em âmbito mundo.

No Século XX, Cartier e Bouchenon, famosos joalheiros, criaram um estilo chamado Belle Époque, inspirado no séc. XVIII. Com isso, podemos observar que o mundo vive em ciclos.”

Fiquem ligadas que semana que vem tem mais continuações, sobre os processos de produção.

(posted by ericofuzaro@terra.com.br)

2 thoughts on “3º Post colaborativo: Panorama da evolução, por Érico Fuzaro

  1. Para quem gosta de joias e biju no geral e quer seguir no ramo, acho super importante ter um conhecimento mais “profundo” sobre o assunto e este post que eu chamo de materia esta otimo, cheio de conteudo! A parte mais legal ainda esta por vir…aguardem porcinetes “Os possiveis meios de se fazer uma joia”!!!valeu papito!bjos

  2. O daddy arrasou, né sister? E ficou todo empolgado escrevendo, uma graça! O melhor é que tudo o que li sobre esse assunto até então era muito confuso e complexo, e ele conseguiu sintetizar de forma clara e simples.
    Bjos
    Valeu papis!
    Amo vcs!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s