Margareta van den Bosch

Nosso irmão tem uma camiseta com a frase “I’m an icon“, e a gente sempre tirava sarro quando ele a usava. Outro dia, estava lendo uma Marie Claire Australiana e me deparei com uma matéria interessante sobre Margareta van den Bosch, a “head design” por 21 anos da grande cadeia varejista de roupas, cosméticos e sapatos chamada H&M. Originada na Suécia em 1947, é pioneira neste ramo de mercado. Uma senhorinha tão clássica e importante no mundo fashion,  mas confesso que eu nunca tinha ouvido falar dela. A revista descreve Margareta como sendo “a verdadeira trendsetter que revolucionou o varejo, decidindo o que nós iremos vestir e o quanto nós iremos pagar por isto”. Bem, tentando traduzir é mais ou menos isso okay?! A empresa expandiu tanto que está presente em 34 países, possui 1.700 lojas e emprega 73.000 pessoas.
O segredo do sucesso se traduz na parceria com designers internacionais, como Matthew Williamson, e pessoas famosas tipo Madonna, e na constante troca de produtos. O fato é que muitos querem usar roupas com um design legal, de boa qualidade, mas a alta costura exige um preço salgado por isso e, como não está ao alcance de todos, acaba se tornado um luxo. E eu concordo com uma frase que eu também li, mas na revista Estilo, do Karl Lagerfeld “se a alta costura não exigisse trabalhos árduos, não atingiria o nível de luxo esperado”.
A sacada e o boom da H&M é que a empresa soube captar moda, durabilidade, qualidade e variedade de produtos para mulheres, homens, adolescentes e crianças a um preço mais acessível. Nas lojas, peças desenhadas em colaboração com Stella McCarteney, por exemplo, não sobram nas prateleiras, esgotam num minuto… O que contribui para o faturamento da empresa, que passa da casa do bilhão. Agora com 66 anos e muitos dos quais de trabalho, essa fofura trocou de cargo, para um mais light, de creative advisor. E ligando o kiko com as bolas, eu deveria comprar uma camiseta igual a do maninho pra ela, não?! hahaha
Margareta van den Bosch

Margareta van den Bosch

(posted by mafuzaro)

One thought on “Margareta van den Bosch

  1. Mas nossa, hein?? E eu que estudei quatro anos pra escrever assim… rs Parabéns, sister! Mto bom esse post, super antenado, novo e bem escrito!
    You are an icon!! rs
    BjosSs
    T amooo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s