Para refletir: criatividade como artigo de luxo

Gente, peço licença para falar de moda de forma mais profunda, não tão prestadora de serviços (como fazemos a maioria das vezes, mostrando tendências etc.).

É que li uma entrevista do gênio Marc Jacobs (estilista da marca homônima e da Louis Vuitton, mais informações aqui) na Folha de S. Paulo de ontem (caderno Ilustrada) e fiquei encantada.

O trecho que me causou tal sensação: “É uma ideia muito velha achar que alta moda significa altos preços e que os estilistas têm de se manter num patamar elitista. Certamente, há aspectos do luxo que dizem respeito à qualidade do material, da mão-de-obra especializada, de coisas muito custosas. Mas a moda, ela mesma, não tem a ver necessariamente com o que é caro, e sim com a curiosidade das pessoas, com o modo criativo de cada um se vestir”.

Brilhante, não? Se fosse uma frase de alguma ‘zé mané’ que nem eu, não seria nada demais, apenas uma desculpinha de quem culpa a falta de dinheiro por não estar na moda. Mas é de alguém que, além de poder ter tudo o que quiser, revolucionou a moda contemporânea com seu jeito descontraído de pensar e trabalhar com ela.

Certa vez uma amiga me disse, aos risos: “ai Nathi, não aguento você falando no blog que não pode comprar uma bolsa da Juliana Jabour”. Somado a isso, certamente você já se ressentiu em vestir uma versão genérica de algo super em alta (inclusive no preço rs).

Então o que, afinal, eu quero dizer com este post? Que se “o Grande” disse, em outras palavras, que a ostentação é a maior besteira em se tratando de moda, quem tem moral de dizer algo sobre alguém que usou sua critividade como principal artigo de luxo?

Ou seja, linkando todo esse blábláblá com o Porcinas, não importa se você (como eu! rs) não pode adquirir aquele acessório liiindo daquela marca estrelada. Afinal, a criatividade é a mais cara (e eu diria rara) peça em uma produção. Não se leve tão a sério e esteja grifada by Marc Jacobs da cabeça aos pés! rs

(posted by nfuzaro)

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